A I Mostra Minas Pé de Serra foi o pontapé inicial para a criação desse espaço online desenvolvido na pandemia que teve por objetivo registrar, desenvolver e difundir toda a cadeia produtiva acerca do ritmo nordestino dentro das Minas Gerais.
Música, Dança e História
-
A I Mostra Minas Pé de Serra é um projeto que celebra e fortalece a cena do forró tradicional em Minas Gerais, reunindo artistas, pesquisadores e apaixonados pelo ritmo. Com apresentações musicais, debates e atividades culturais, a mostra destaca a riqueza do forró pé de serra, promovendo sua valorização e difusão. Além de ser um espaço de conexão entre artistas e público, o evento impulsiona a identidade cultural mineira dentro do cenário nacional e internacional do forró.
-
Nascido no sertão do nordeste brasileiro, quando o povo se juntava pra fazer um bom arrasta-pé, o Forró é muito mais do que o clássico estilo musical. Depois da grande atuação de Luiz Gonzaga, os trios são tradicionalmente compostos por zabumba, triângulo e sanfona. O ritmo assume, atualmente, a importância de um movimento cultural, que carrega a história e os costumes de um povo e de uma região.
O termo, assim como o movimento cultural, em seus mais diversos aspectos, tem sua origem marcada pela multiplicidade de influências, podendo ser relacionado ao ritmo “forbodó”, originário da península ibérica, que em terras brasileiras virou “forrobodó”, o nome que a gente usa pra uma festa arretada de boa!E aí foi assim! De passinho pro lado e rodopio no fim, que o Forró foi cruzando de estado em estado e evoluindo juntinho com toda a música do mundo, pra assumir esse papel de agente de mudança na vida de tanta gente envolvida com música, danças, artesanato, artes visuais, contos, costumes, tradições, crenças, fazeres e saberes.
O Forró foi longe: cruzou os mares, atravessou as serras e se estabeleceu como patrimônio cultural brasileiro, e agora é fácil de dizer que esse “estilo de vida” já se adaptou ao jeitinho de cada região brasileira e está sempre bem pertinho de você. -
Das serras do Nordeste pras serras de Minas Gerais, o Forró tem se consolidado como parte da cultura mineira e nacional. Hoje Belo Horizonte é um polo e uma referência para o movimento cultural do Forró no mundo, sendo considerada a capital do Forró Dança, exportando, continuamente, artistas que já possuem agendas fixas e anuais em diversos países, principalmente da Europa. São mais de 50 DJ’s e produtores culturais especialistas na temática, com mais de 80 escolas de danças especialistas em Forró só na grande BH, dentre as quais algumas possuem filiais em outros estados e países.
Cada apresentação é uma imersão na identidade musical de Minas, conectando o público às raízes do forró e às criações contemporâneas que fortalecem o gênero na região.
Uma experiência única para conhecer e valorizar a potência artística dos forrozeiros mineiros!
-
Diálogos
Um espaço de troca e reflexão sobre o universo do forró. Artistas, pesquisadores e produtores compartilham suas experiências, histórias e perspectivas sobre o cenário musical, a cultura e os bastidores do forró pé de serra.
-
Shows
Os shows trazem repertórios autênticos, repletos de composições originais, além de homenagens e influências de grandes referências do cenário mineiro.
-
Artistas
Nesta seção, você encontra perfis detalhados de artistas que mantêm viva a tradição do forró, apresentando suas trajetórias, influências e principais trabalhos. Descubra novos talentos, relembre grandes referências e mergulhe na diversidade musical que faz do forró um patrimônio cultural vibrante.
-
Eventos
Acompanhe aqui os eventos que já contaram com a produção do Minas Pé de Serra, como:
Forró da Padaria (ES)
Resistência Pé de Serra (MG)
Encontro Nacional de Forrozeiros (PB)
Baile dos Pães de Queijo (MG)
Baile da Independência (MG)